quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como Formar Uma Equipe de Alto Desempenho

Todo grupo deveria sonhar em se tornar uma equipe de alto desempenho, mais que isso, deveria agir e lutar para alcançar esse objetivo. Para começar é preciso que haja comunicação, que todos entendam o que é importante levar em consideração ao conviver com cada um dos membros da equipe no ambiente de trabalho.

Ao trabalhar em equipe, além de lidar com as diferenças de cada pessoa, precisamos lidar com as diferentes culturas, que costumam privilegiar um aprendizado individual. Ao longo do tempo formamos uma espécie de rede conceitual, onde cada novo conceito junta-se a outro já existente e vai dando formato e cor à nossa rede. Cada um de nós tem uma rede que só nós mesmos podemos tecer com as nossas experiências de vida, mas não trocando exatamente experiências e sim, informações sobre cada experiência vivida.
                    equipeunida

Para dar significado a uma informação é preciso conectá-la a outras informações, é preciso encontrar o significado em um coletivo, reunir as redes individuais. Daí a relevância da comunicação, da discussão em grupo, do viver com outras pessoas, do cruzar diferentes histórias de vida.

O líder deve instigar e facilitar essa comunicação do grupo, deve ser capaz de trocar informações sobre as redes individuais, provocar a equipe para clarificar suas posições, instigar a empatia, monitorar as possibilidades que se criam apesar das diferenças e reorientar tais possibilidades.

O compromisso do líder é com o desenvolvimento da equipe, e seus recursos são seus próprios modelos mentais, seu temperamento, sua sensibilidade e sua capacidade de usar o que Argyris e Schon denominam: aprendizagem single-loop (permite identificar e corrigir erros nas normas já estabelecidas, sem qualquer intuito de alterá-las), aprendizagem double-loop (questiona as próprias normas, buscando mudanças) e deutero-apredizagem (a aprendizagem sobre a própria aprendizagem – o que fomentou ou inibiu o aprendizado).

No trabalho em equipe é importante:

Consciência do propósito – a equipe tem que saber o porquê da sua existência.

Explicitação de balizamentos – permite que os membros da equipe entendam seus limites e se organizem dentro deles, podendo com isso, dar respostas rápidas às constantes mudanças.

Comunicação aberta – a base do trabalho em equipe precisa ser aberta, franca, em clima de respeito mútuo. Problemas precisam vir à tona e ser resolvidos.

Feedback contínuo – é a realimentação de um processo com informações. Permite rever posições, corrigir rumos e fazer ajustamentos, se necessário.

Compartilhamento de informações – numa equipe, por definição, o poder tem de ser compartilhado. É natural que a liderança mude conforme a tarefa que é colocada.

Negociação – habilidade relevante no trabalho em equipe. Busca chegar a um acordo.

Humildade intelectual – é o reconhecimento de que é preciso aprender sempre.

Comportamento ético – de fundamental relevância em uma equipe, desestimula uma pessoa a guardar informações fundamentais aos processos de trabalho por medo de perder o poder do controle e a estimula a avaliar situações em conjunto e buscar formas de corrigir erros, aprender com eles a aperfeiçoar acertos.

Para que uma equipe exista é fundamental que cada pessoa se sinta realmente membro dessa equipe.

Estágios de Desempenho da Equipe

1. Grupo de Trabalho
Os membros não vêem razão para se transformarem numa equipe. Podem compartilhar informações e até ser um grupo eficiente e efetivo, porém responsabilidades, objetivos e produtos pertencem a cada indivíduo. Não costumam produzir desempenho coletivo.

2. Equipe Potencial
É um grupo que quer verdadeiramente produzir um trabalho conjunto, contudo, os membros precisam de esclarecimento e orientação sobre sua finalidade, objetivos, produtos e/ou abordagem da tarefa. Devem assumir um compromisso efetivo em relação ao resultado grupal.

3. Equipe Real
Compõe-se de pessoas com habilidades complementares e comprometidas umas com as outras através de missão comum, objetivos comuns e abordagem de trabalho bem definida. Os membros aprenderam a confiar uns nos outros e assumem plena responsabilidade por seu desempenho.

4. Equipe de Alto Desempenho
Atende todos os requisitos da equipe real e mais: os seus membros estão profundamente comprometidos com o crescimento pessoal de cada um e o sucesso deles mesmos e dos outros. Esse tipo de equipe consegue resultados além das expectativas.

Para formar uma equipe de alto desempenho é importante ter na equipe pessoas de diferentes perfis. Algumas pessoas são orientadas por fatos e dados (analítico), outras por detalhes e querem organizar tudo na seqüência, passo a passo (controlador). Algumas pessoas pensam de forma ampla e sentem-se oprimidas com o excesso de detalhe (experimental) e outros são mais orientados pelos relacionamentos e sentimentos (relacional).

Elementos essenciais para uma equipe: ter objetivo/foco, organização, motivação, criatividade, relacionamento, comunicação e liderança.

Princípios das equipes de alto desempenho: transparência, quanto menor melhor, gente diferente, liderança efetiva, foco nos pontos fortes, respeito aos prazos, amizade à parte, autogestão, ar sempre renovado, devolutiva constante (feedbacks).


Bibliografia: MBA em Marketing FGV - Apostila de Liderança Criativa e Motivação de Equipes Comerciais - Profª: Denise Vasconcellos